Notícias

Informe-se com notícias recentes sobre nossa escola.

ATIVIDADES DOS DIAS SUSPENSOS PELO COVID-19

5º ano

Produções Interativas: Tarefa 1- criar dois desenhos florais, partindo da circunferência com pontos e linhas simétricos. Tarefa 2- criar dois desenhos com figuras geométricas, pintura nas cores primarias. 

 

4º ano

Produções Interativas: Tarefa 1- criar dois desenhos com círculos pontos e linhas, pintura livre. Tarefa 2- criar dois desenhos com o uso da régua em varias direções.

 

3º ano

Produções Interativas: Tarefa 1- criar duas composições com vários círculos, pintura nas cores primarias. Tarefa 2- construir duas paisagem-ns explorando diferentes linhas com pintura livre.

 

2º ano

Produções Interativas: Tarefa 1- criar dois diferentes desenhos a partir de círculos coloridos. Tarefa 2- criar dois desenhos explorando textura com giz de cera sobre objetos planos.

 

1º ano

Produções Interativas: Tarefa 1-  criar duas composições explorando textura com giz de cera sobre objetos planos. Tarefa 2- criar dois desenhos através de círculos.

 

História: Leitura e exercícios pag. 35 e 36 do livro didático. Trabalho de pesquisa: "Origem do ser humano".

Geografia: Fazer um mapa traçando o trajeto que você faz da sua casa até a escola todos os dias, usando localização e pontos de referência.

Ensino Religioso: Trabalho de pesquisa: "Campanha da Fraternidade 2020". No caderno sugerir ações que contribuam com o tema da campanha.

Língua Portuguesa: Livro didático, páginas 21 até a 26 - Interpretação. Pag. 90: Escrever não é o mesmo que falar. Produção textual/Diário

Língua Inglesa: Pesquisar: Objetos da sala de aula em Inglês. Mínimo de 10 objetos. Utilizar figuras, colagens ou desenhos como ilustração. Profissões em Inglês. Mínimo de 20 profissões. Utilizar figuras, colagens ou desenhos como ilustração. O trabalho deverá ter capa na qual deverá constar: nome do aluno, nome do professor, nome da escola, ano e turma. Critérios de avaliação: apresentação, ortografia, capricho, pesquisar o número mínimo de objetos e profissões solicitados.

Arte: Tarefa 1- elaborar dois desenhos com sobreposição de planos vazados   sobrepostos criando diferentes fundos.

Língua Espanhola

El lobo flautista y el cabrito

Un cabrito se rezagó en el rebaño y fue alcanzado por un lobo que lo perseguía. Se volvió hacia éste y le dijo:

— Ya sé, señor lobo, que estoy condenado a ser tu almuerzo. Pero para no morir sin honor, toca la flauta y yo bailaré por última vez.

Y así lo hicieron, pero los perros, que no estaban lejos, oyeron el ruido y salieron a perseguir al lobo. Viendo la mala pasada, se dijo el lobo:

— Con sobrada razón me ha sucedido esto, porque siendo yo cazador, no debí meterme a flautista.

Cuando vayas a efectuar una nueva actividad, antes ten en cuenta tus capacidades y las circunstancias, para valorar si podrías salir adelante.

http://www.cibercuentos.org/fabulas-sobre-la-responsabilidad/el-lobo-flautista-y-el-cabrito/

Questões

1) O que aconteceu com o menino após ele ficar para trás do rebanho?

2) Após o menino perceber a ameaça diz:

a) ( ) Eu sei seu lobo, estou condenado a ser seu almoço.

b) ( ) Eu sei seu lobo, você está me perseguindo.

c) ( ) Eu sei seu lobo, que não tenho chances de sobreviver.

d) ( ) Ele não disse nada, apenas continuou a caminhar.

3) Qual pedido o menino fez ao lobo?

a) ( ) ele pede para o lobo tocar uma flauta para que ele ouça uma canção pela última vez.

b) ( ) ele pede para o lobo tocar uma flauta para que ele possa dançar pela última vez.

c) ( ) ele pede para o lobo deixá-lo tocar uma flauta pela última vez.

d) ( ) ele pede para o lobo deixá-lo tocar uma gaita pela última vez.

4) Após o lobo conceder o desejo do menino o que acontece?

a) ( ) o lobo saiu correndo com medo do som do instrumento que era ensurdecedor.

b) ( ) o menino conseguiu fugir correndo das garras do lobo.

c) ( ) os cachorros, que não estavam longe, ouviram o barulho e saíram para perseguir o lobo

d) ( ) o lobo foi hipnotizado.

5) Após ser logrado pelo menino a qual conclusão o lobo chegou?

6)Explique a moral dessa fábula?

Matemática: Copiar do livro pgs: 21, 22, 26, 27, 29 e 33. Resolver todos os exercícios das páginas: 22, 23, 24, 25, 26, 28, 29, 31 e 33.

Ciências: Conceitue: HISTOLOGIA e TECIDOS. A partir dos conceitos mencionados acima descreva os principais tipos de TECIDOS, explicando teoricamente e com ilustrações (desenhos). TECIDO EPITELIAL, TECIDO CONJUNTIVO - cartilaginoso, ósseo, sanguíneo e adiposo, TECIDO MUSCULAR E TECIDO NERVOSO.

Projeto de Vida - 6ºA e B: A partir de pesquisa prévia, escreva um texto dissertativo sobre SOLIDARIEDADE E VALORES SOCIAIS; aponte de forma breve um histórico sobre a personalidade IRMÃ DULCE; Qual a relação entre Irmã Dulce e Solidariedade. 

 


História: Pesquisar sobre as navegações espanholas e portuguesas.

Geografia: Atividades das pag. 24 e 25 do livro didático. Trabalho de pesquisa - a importância do Brasil na América Latina.

Ensino Religioso: Temas – O  Pai e os Dois Filhos, Compartilhamento, Amizade, A história de Zaqueu, Criatividade, Graças a Deus pela vida.

Língua Inglesa: A língua inglesa é falada em vários países do mundo. Há o inglês britânico, o norte-americano, o australiano, o sul-africano, o neozelandês, etc. A partir dessa afirmação escolha dois países que têm o inglês como língua oficial e pesquise: 1-o mapa dos países; 2-as bandeiras; 3-a extensão dos seus territórios; 4-o número de habitantes e as cidades mais populosas; 5-cultura e arte (música, dança, folclore, etc,); 6-culinária; 7-hábitos. Estrutura do trabalho: capa, título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Critérios de avaliação: apresentação, ortografia e gramática, desenvolvimento dos 7 itens solicitados.

Arte: Tarefa 1- criar dois desenhos um abstrato e um figurativo aplicando as técnicas ja trabalhadas.

Língua Espanhola: 7ºA e 7ºC

Observe a imagem no link abaixo citado:

Postal

imagem

www.google.com.br/imagens – Machu Picchu, Perú

1.¿Has oído hablar de este sitio? ¿Te gustaría visitarlo?

2.¿Es un lugar muy bonito?

3.¿Qué ves este lugar?

4.¿Esta fotografía puedes ser un postal?

Ahora lee lo que Ramon le cuenta a Carmen sobre su viaje.

http://acessaber.com.br/wp-content/uploads/2018/01/3-2-200x129.jpg

Querida amiga:

Estos dias estoy en un lugar maravilhoso,

Machu Picchu.

Nunca imaginé que pudiera ser tan bonito.

Todo el mundo habla sobre este sitio,

pero hay que conocerlo personalmente.

Cuando vuelva te contaré todo lo que

he visto y te enseñaré las fotos que he

tomado. Espero que por ahí esté todo

bien. Un fuerte abrazo.

Ramon

5.Contesta las preguntas:

a) ¿A qué género pertenece este texto?

b) ¿Cuál es la finalidad de este texto?

c) ¿Cuáles son los elementos que no pueden faltar en su composición?

d) ¿Quiénes son los interlocutores?

e) ¿Todavía la gente utiliza este género textual?

f) ¿Qué le parecieron a Ramon las ruinas de Matchu Picchu?

g) ¿Cómo compartes con tus amigos las impresiones de lugares para donde viajas?

Matemática: Atividades englobando números naturais e números inteiros.

Exercícios de fixação:

7º Ano A:   Pág 27 nº 1 ao 7

                  Pág 35 nº 2, 3, 4, 5

                  Pág 50 nº 1 ao 10

                  Pág 51 nº 11 ao 17

7º Ano B:   Pág 27 nº 1 ao 7

                  Pág 35 nº 2, 3, 4, 5

                  Pág 38 nº 1, 2, 3, 8

                  Pág 46 nº 1, 2, 3, 4   

                  Pág 50 nº 1, 2, 3, 4

7º Ano C:  Pág 27 nº 1 ao 7

                 Pág 35 nº 2, 3, 4, 5

                 Pág 38 nº 1, 2, 3, 8

                 Pág 43 nº 4, 6, 9

                 Pág 44 nº 1,2

Ciências: Pesquisar sobre a Origem da vida. Suas principais teorias.

Projeto de Vida - 7ºC: A partir de pesquisa prévia, escreva um texto dissertativo sobre SOLIDARIEDADE E VALORES SOCIAIS; aponte de forma breve um histórico sobre a personalidade IRMÃ DULCE; Qual a relação entre Irmã Dulce e Solidariedade. 

 


História: Pesquisar sobre inconfidência mineira, conjuração baiana, revolução pernambucana.

Geografia: Atividades das pag. 26, 27, 29 e 31 do livro didático. Trabalho de pesquisa - a regionalização da economia por blocos econômicos.

Ensino Religioso: Temas – O  Pai e os Dois Filhos, Compartilhamento, Amizade, A história de Zaqueu, Criatividade, Graças a Deus pela vida.

Língua Portuguesa: Livro: SE LIGA NA LÍNGUA  - Capítulo 1: Reportagem: Momento de aprofundar. Pag. 16,17,18,19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26,e 27.

Língua Inglesa: A língua inglesa é falada em vários países do mundo. Há o inglês britânico, o norte-americano, o australiano, o sul-africano, o neozelandês, etc. A partir dessa afirmação escolha dois países que têm o inglês como língua oficial e pesquise: 1-o mapa dos países; 2-as bandeiras; 3-a extensão dos seus territórios; 4-o número de habitantes e as cidades mais populosas; 5-cultura e arte (música, dança, folclore, etc,); 6-culinária; 7-hábitos. Estrutura do trabalho: capa, título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Critérios de avaliação: apresentação, ortografia e gramática, desenvolvimento dos 7 itens solicitados.

Arte: Tarefa 1- reconstruir dois novos desenhos partindo das técnicas utilizadas anteriormente, com círculos, retas e pontos.

Língua Espanhola: 8ºB

Lee este reportaje sobre el actor Orlando Bloom y marca la alternativa correcta:

Tu estrella

Para que estés preparadísima para la próxima Orlimanía, chequea esta lista de detalles que no te puedes perder de este bombón.

Orlando significa en alemán: “el que es famoso en el mundo entero”.
2 El signo chino astrológico de Orlando es el dragón. Los dragones se distinguen por ser personas muy atractivas y magnéticas.
3 Su color favorito es el amarillo.
4 Él y todos los miembros de la Comunidad del Anillo se tatuaron el número 9 en élfico.
5 Tiene un sol tatuado en su abdomen.
6 Se rumora que además de actuar increíblemente bien, también canta y toca la guitarra, ¡qué bohemio!

7 Nació el 13 de enero de 1977 en Cantebury, Inglaterra.
8 Tiene 38 años.
9 Su nombre completo es Orlando Jonathan Blanchard Bloom.
10 Le encanta la fotografía y comprar antigüedades.
11 Es un imán de accidentes, se ha roto las costillas, la espalda, la nariz, las dos piernas, un brazo, la muñeca, un dedo de la mano y uno del pie, y se ha fracturado 3 veces el cráneo, ¡auch!
12 Tiene un perro llamado “sidi”.
13 Su papá, Harry Bloom, trabajó con Nelson Mandela y era un fiel seguidor de su causa.
14 Años más tarde, Orlando se enteró de que su verdadero padre biológico era a quién conocía como ¡su tutor!
15 También habla francés.
16 Tiene un talento especial para la escultura, de hecho en esa clase tenía el mejor promedio.
17 Se graduó con honores de la Escuela Guildhall de música y drama.
18 Cuando era niño era disléxico, ahora dice que es semidisléxico.
19 Le gusta la música tipo Bob Dylan.
20 Se enteró que había sido aceptado en el cast del Señor de los anillos un día antes de graduarse.
21 Tiene un anillo que dice: “A donde sea que me lleve” y se lo regaló una maquillasta del staff del Señor de los anillos.
22 Su comida favorita es la pasta y las papas al horno.
23 ¡Le encantan las espinacas!
24 Su equipo favorito es el Manchester United y el Real Madrid sólo porque en éste juegan 2 ingleses.
25 Le fascina surfear y el snowboarding.
26 Su actor favorito es Johnny Depp, además de que se han convertido en muy buenos amigos.
27 La película que puede ver más veces sin que le aburra es Stand by me.
28 Lo conquistan las chavas dulces y lindas.
29 El primer disco que compró en su vida fue Thriller de Michael Jackson.
30 Su amor platónico es Linda Evans en la peli Dinasty.
31 La primera vez que asistió a un concierto fue a uno de Jamiroquai en Cantebury.
32 Su primer carro fue un Golf verde oscuro que le costó 230 dólares
(Revista Tú, n. 26. Venezuela, 01 septiembre 2005. p. 34.)

1ª) El color preferido de Orlando es el:

a) verde.
b) amarillo.
c) negro.

2ª) Orlando tiene:

a) 29 años.
b) un anillo con el número 9 en élfico tatuado en el abdomen.
c) talento para la escultura.

3ª) Su comida favorita:

a) son las espinacas.
b) las pastas y las papas al horno.
c) la pasta y las papas fritas.

4ª) A Orlando no le gusta:

a) surfear y el snowboarding.
b) la fotografía y las antigüedades.
c) no se comenta sobre eso en el reportaje.

5ª) Orlando es hincha del:

  1. Manchester United y del Real Madrid.
    b) Manschester United.
    c) Real Madrid.

6) Clasifica las siguientes profesiones de acuerdo con el lugar en el que se desarrolla su trabajo. Luego, añade otras dos que se relacionan con cada uno de esos ambientes.

panadero (a) – secretario (a) – enfermero (a) – abogado (a) – profesor (a) – pescadero (a) – médico (a) – pedagogo (a)

  1. a) Hospital:

  2. b) Oficina

  3. c) Comercio

  4. d) Colegio

7) Señala si son verdaderas (V) o falsas (F) las siguientes afirmaciones. Luego, corrige las falsas.

( ) Los bomberos apagan incendios y salvan a las personas.

______________________________________________________________________.

( ) El quiosquero vende revistas y periódicos.

______________________________________________________________________.

( ) El albañil construye coches y motocicletas.

______________________________________________________________________.

( ) El recepcionista trabaja en un banco.

______________________________________________________________________.

( ) El agricultor cultiva el campo.

______________________________________________________________________.

8) Completa los siguientes diálogos con la pregunta o la respuesta que falta.

  1. a) ________________________________________________.

Soy modelo, ¿y tú?

  1. b) ________________________________________________.

Matemática: 1) Verifique se cada uma das afirmações é verdadeira ou falsa.

            a) (        ) Todo número natural é inteiro.

            b) (        ) Todo número racional é inteiro.

            c) (        ) Todo número inteiro é racional.

            d) (        ) Todo número natural é racional.

            e) (        ) Todo número irracional é real.

            f ) (        ) O zero é racional.

2) Todo número cuja representação decimal é infinita e não periódica é um número.

            a) (       ) natural

            b) (       ) inteiro positivo

            c) (       ) irracional

            d) (       ) racional

3) O número Pi é classificado como:

            a) (       ) um número natural

            b) (       ) uma dizima periódica

            c) (       ) um número racional

            d) (       ) uma dizima não periódica

4) Considere a raiz quadrada do número 12, ele é chamado de:

            a) (       ) número natural

            b) (       ) número irracional

            c) (       ) número racional

            d) (       ) número inteiro           

5) Classifique em racional ou irracional cada número seguinte:

            a) 0,333…

            b) 5, 234234…

            c) 6, 1234…

            d) 0,1456…

            e) 2,6767…

            f) 1,2345…

6) Entre os monômios a seguir, quais são os que apresentam grau 3.

     9x³y

    -1,6ac²

     0,3ax

    -4x³

7) Determine o coeficiente e a parte literal de cada um dos monômios:

            a) 3xy

            b) 5a²y

            c) -6ab³c²

            d) 2x³e

            e) -8xa

Ciências: Pesquisar sobre os tecidos do corpo humano - seus tipos e funções.

Projeto de Vida: 8ºB - Tema – Eu sou assim.

 


História: Pesquisar sobre guerra dos canudos, guerra do contestado; revolta da vacina e revolta da chibata.

Geografia: Ler e resolver as atividades das pag. de 28 à 35 no livro didático. Trabalho de pesquisa: as mudanças que a globalização trouxe para as formas de trabalho.

Ensino Religioso: Temas – O  Pai e os Dois Filhos, Compartilhamento, Amizade, A história de Zaqueu, Criatividade, Graças a Deus pela vida.

Língua Portuguesa: Livro: SE LIGA NA LÍNGUA  - Capítulo 1: Poema-protesto: a voz em ação. Da pag. 16 até 29.

Língua Inglesa: A língua inglesa é falada em vários países do mundo. Há o inglês britânico, o norte-americano, o australiano, o sul-africano, o neozelandês, etc. A partir dessa afirmação escolha dois países que têm o inglês como língua oficial e pesquise: 1-o mapa dos países; 2-as bandeiras; 3-a extensão dos seus territórios; 4-o número de habitantes e as cidades mais populosas; 5-cultura e arte (música, dança, folclore, etc,); 6-culinária; 7-hábitos. Estrutura do trabalho: capa, título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Critérios de avaliação: apresentação, ortografia e gramática, desenvolvimento dos 7 itens solicitados.

Arte: Tarefa 1- construir duas composições com figuras geométricas em sobreposição.

Língua Espanhola: 9ºB

Texto: Leia e responda as questões em seu caderno:

Enfermedades causadas por uso de la PC

Asientos:

El punto de partida para la aparición de distintas dolencias, que por lo general se manifiestan a los cinco años de trabajo, y que afectan la región de la columna vertebral, son las sillas no ergonómicas, escritorios muy bajos y monitores de PC por debajo de la altura de los ojos. La elección de un asiento adecuado también puede ayudar a prevenir traumatismos. Los doctores aconsejan emplear una silla regulable en altura, giratoria y que disponga de cinco patas equipadas con ruedas.

Hay que prestar una atención especial al respaldo, que debe ser lo suficientemente alto como para cubrir toda la espalda. También resulta beneficioso disponer de un reposapiés. En cuanto a los trastornos producidos por la gran cantidad de horas que se pasan sin cambiar de posición frente al ordenador, es recomendable cambiar periódicamente de postura, realizar estiramientos cada cierto tiempo y relajarse mediante técnicas respiratorias.

Las malas posturas que suelen adoptar las personas repercuten en primera instancia en el nervio ciático, produciéndole ciertas tensiones musculares y dolor que puede extenderse por los glúteos; o un desplazamiento de la articulación sacroilíaca que puede terminar en dolores ováricos.

Las vértebras dorsales también se ven perjudicadas, según los especialistas, porque “atacan los músculos romboides que se ubican entre la columna y los omoplatos. Estos dolores punzantes asustan a quienes los padecen, pues atraviesan la espalda hacia adelante y pueden ser confundidos con problemas pulmonares o cardíacos, y además obligan a la persona a adoptar una postura encorvada”.

http://www.peruanosenusa.net/profiles/blogs/811960:BlogPost:120873

9) ¿Cuáles son las enfermedades o trastornos que son causados por el uso del pc?

_________________________________________________________________________________

10) ¿Cuál es el punto de partida para la aparición de distintas dolencias manifestadas en el trabajo?

______________________________________________________________________

11) ¿En qué resultan las malas posturas que las personas adoptan?

______________________________________________________________________

12) ¿Por qué las vértebras dorsales también se ven perjudicadas?

______________________________________________________________________

13) ¿Qué aconsejan los doctores?

_________________________________________________________________________________

Matemática: Atividades na Galeria de Imagens abaixo.

Ciências: Conceitue: MATÉRIA, CORPO E OBJETO. A partir dos conceitos mencionados acima descreva as propriedades fundamentais da matéria, tais como: MASSA, VOLUME, IMPENETRABILIDADE, COMPRESSIBILIDADE, ELASTICIDADE, DUCTIBILIDADE, TONACIDADE, MALEABILIDADE, INÉRCIA, DIVISIBILIDADE, INDESTRUTIBILIDADE E DUREZA. Desenvolvidos os conceitos a respeito das propriedades acima, deverão ser expressos os conceitos sobre a constituição da matéria, apresentar a diferença entre ÁTOMOS E MOLÉCULAS. Estados Físicos da matéria, mudanças de estados físicos e fatores que influenciam nas mudanças de estados físicos.

Projeto de Vida: A partir de pesquisa prévia, escreva um texto dissertativo sobre SOLIDARIEDADE E VALORES SOCIAIS; aponte de forma breve um histórico sobre a personalidade IRMÃ DULCE; Qual a relação entre Irmã Dulce e Solidariedade. 

 


TOT 3

Língua Inglesa: A língua inglesa é falada em vários países do mundo. Há o inglês britânico, o norte-americano, o australiano, o sul-africano, o neozelandês, etc. A partir dessa afirmação escolha um países que têm o inglês como língua oficial e pesquise: 1-o mapa dos países; 2-as bandeiras; 3-a extensão dos seus territórios; 4-o número de habitantes e as cidades mais populosas; 5-cultura e arte (música, dança, folclore, etc,); 6-culinária; 7-hábitos. Estrutura do trabalho: capa, título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Critérios de avaliação: apresentação, ortografia e gramática, desenvolvimento dos 7 itens solicitados.

 


TOT4

Língua Inglesa: A língua inglesa é falada em vários países do mundo. Há o inglês britânico, o norte-americano, o australiano, o sul-africano, o neozelandês, etc. A partir dessa afirmação escolha um países que têm o inglês como língua oficial e pesquise: 1-o mapa dos países; 2-as bandeiras; 3-a extensão dos seus territórios; 4-o número de habitantes e as cidades mais populosas; 5-cultura e arte (música, dança, folclore, etc,); 6-culinária; 7-hábitos. Estrutura do trabalho: capa, título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Critérios de avaliação: apresentação, ortografia e gramática, desenvolvimento dos 7 itens solicitados.

 

TOT5

Língua Inglesa: A língua inglesa é falada em vários países do mundo. Há o inglês britânico, o norte-americano, o australiano, o sul-africano, o neozelandês, etc. A partir dessa afirmação escolha um países que têm o inglês como língua oficial e pesquise: 1-o mapa dos países; 2-as bandeiras; 3-a extensão dos seus territórios; 4-o número de habitantes e as cidades mais populosas; 5-cultura e arte (música, dança, folclore, etc,); 6-culinária; 7-hábitos. Estrutura do trabalho: capa, título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Critérios de avaliação: apresentação, ortografia e gramática, desenvolvimento dos 7 itens solicitados.

 


TOT6

Língua Inglesa: A língua inglesa é falada em vários países do mundo. Há o inglês britânico, o norte-americano, o australiano, o sul-africano, o neozelandês, etc. A partir dessa afirmação escolha um países que têm o inglês como língua oficial e pesquise: 1-o mapa dos países; 2-as bandeiras; 3-a extensão dos seus territórios; 4-o número de habitantes e as cidades mais populosas; 5-cultura e arte (música, dança, folclore, etc,); 6-culinária; 7-hábitos. Estrutura do trabalho: capa, título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Critérios de avaliação: apresentação, ortografia e gramática, desenvolvimento dos 7 itens solicitados.

 

Galeria de imagens